Notícias

Taxa de desocupação registra estabilidade em todas as regiões em relação a abril

26/06/2013 16:00 - TAGS: , ,

Do IBGE

Regionalmente, a taxa de desocupação, na análise mensal, não assinalou variação em nenhuma das seis regiões metropolitanas investigadas. No confronto com maio de 2012, a taxa recuou em Belo Horizonte (de 5,1% para 4,3%) e permaneceu estável nas demais regiões.

O contingente de desocupados (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado) em maio de 2013 foi estimado em 1,4 milhão de pessoas no agregado das seis regiões investigadas, refletindo estabilidade na comparação com abril e também frente a maio do ano passado.

A análise regional registrou estabilidade no contingente de desocupados frente a abril último em todas as regiões investigadas. Em relação a maio de 2012, houve declínio nesse contingente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (16,4%, ou 24 mil pessoas) e estabilidade nas demais regiões.

Nível da ocupação permanece estável em 53,8%

O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em maio de 2013 em 53,8% para o total das seis regiões investigadas, não apresentando variação em relação a abril último. No confronto com maio do ano passado esse indicador também não assinalou movimentação significativa. Regionalmente, na comparação mensal, todas as regiões permaneceram estáveis. No confronto com maio de 2012, a Região Metropolitana de Belo Horizonte registrou retração de 2,2 pontos percentuais e a de Salvador teve aumento de 2,6 pontos percentuais, enquanto as demais regiões não se alteraram.

 

Fonte