Notícias

Especialista em produtividade sugere evitar férias muito longas

30/11/2012 11:00 - TAGS: , ,

A dica é dividir o mês de descanso em pelo menos dois intervalos de 15 dias para se desligar completamente do trabalho

Os brasileiros têm férias longas em comparação a trabalhadores de outros países. A constatação veio de uma pesquisa do site Expedia. Segundo o estudo, dos 303 brasileiros entrevistados, 75% afirmaram ter mais de 20 dias de férias por ano (69% entre 21 e 30, e 6% com mais de 30). Do total, 60% disseram usufruir desse período e apenas 2% afirmaram não tirar nenhum dia do período de descanso.

A notícia parece boa, mas o problema é que os brasileiros têm dificuldade para se desligar do trabalho. Ainda segundo o estudo, 60% dos entrevistados chevam seus e-mails profissionais regularmente durante as férias.

Dica do especialista – Christian Barbosa, especialista em produtividade e gestão de tempo, recomenda que as pessoas evitem tirar 30 dias corridos de férias. “É muito tempo fora da empresa e isso faz com que a pessoa fique preocupada e acabe se envolvendo com os assuntos de trabalho”.

Sua dica é tentar dividir as férias em dois períodos de 15 dias ou em vários períodos de 5 dias. “A sensação é que você esteve fora o ano todo. É mais produtivo e mais interessante tanto para a empresa quanto para o funcionário que fica menos tempo longe da operação dos negócios, diminuindo preocupações e angústias que possam surgir”.

O mais importante, diz ele,é o bom planejamento antes da saída das férias, evitando deixar tudo para a última hora, delegando as tarefas adequadamente e evitando o acúmulo de coisas na volta.

“Férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar você e a empresa a crescer,” diz ele. “Além disso, você traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática.”

 

Fonte