Notícias

Construindo uma carreira baseada em valores

31/07/2012 11:04 - TAGS: ,

Pessoas são escolhidas para ocupar cargos estratégicos quando se mostram dignas de confiança, por caráter, habilidades e conhecimento técnico

Tanto na vida pessoal quanto na profissional somos aquilo que construímos no tempo, e a nossa trajetória revela os valores que adotamos como norte para as nossas ações. Sempre pagamos um preço para chegar a algum lugar. Imagine-se daqui a 30 anos. Quem você será? Como deseja que sua família, seus amigos e colegas de trabalho o reconheçam? As escolhas de hoje mostram o que queremos e quem seremos no futuro e refletem os valores que adotamos para cumprir nossa trajetória.

Crescimento e confiança
Para aqueles que dão seus primeiros passos em busca de um lugar ao sol no mundo profissional, talvez essa reflexão pareça filosófica demais. No entanto, na medida em que o tempo passa, compreendemos que os valores pessoais são o fundamento da vida e da carreira. Organizações que buscam a excelência entendem que, para construir legitimidade em suas decisões, não devem eleger profissionais para os cargos mais altos somente porque eles apresentam bons resultados, mas porque suas ações refletem os valores e as habilidades que utilizam como meio para conquistar suas vitórias.

Escolhas e atitudes
Quando selecionamos e adotamos valores pessoais, sempre estamos estabelecendo uma hierarquia de sacrifícios em nossa vida. Se optarmos por construir uma carreira utilizando como guia a honestidade e o respeito pelo outro, devemos rejeitar as situações que nos levam a agir de forma antagônica. Por exemplo, prejudicar um colega de trabalho, empreender disputas por ascensão utilizando-se de atitudes antiéticas ou envolver-se com o pagamento de propinas são comportamentos que não podem ser assumidos e nem mesmo relativizados. Negociar utilizando como moeda os valores que adotamos como norte de vida torna opaca a nossa missão e convicção sobre quem realmente somos e o que procuramos, e tem impacto direto em nossa reputação.

A busca por ganhos financeiros nem sempre é o que move as pessoas a tomar grandes decisões na vida ou a ascender na carreira. Com o tempo, aprendemos que, por vezes, a busca por ganhos imediatos de curto prazo deve ceder a perspectivas de ganhos de longo prazo. Saber esperar e compreender exatamente quando e como agir é fruto de um caminho guiado por valores que sempre nos levam a um lugar privilegiado.

 

Fonte