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Como evitar gafes e micos no trabalho

08/06/2012 17:01 - TAGS: ,

Do jeito de atender o celular a como se comportar na happy hour, veja o que não fazer perto do seu chefe e dos colegas e fuja do título de “sem-noção” da empresa

Siga as regras de etiqueta e evite conversas desagradáveis com os colegas e chefes
Foto: Getty Images

Você tem dúvidas quanto à maneira de se portar durante o expediente ou com os colegas? Veja dicas de especialistas para ter um comportamento impecável:

Celular

· Você gosta de ouvir música no celular sem fones de ouvido. Como fazer isso no trabalho? Não faça! “Imagine se todo mundo resolve agir da mesma forma? Vai ser uma barulheira só″, brinca o professor de empreendedorismo e mídias sociais Gil Giardelli. Além disso, os outros funcionários ou mesmo os clientes podem se sentir incomodados e mesmo desrespeitados com a sua atitude.

· Olha o toque: no trabalho, prefira manter o celular no modo “silencioso”. Se não der, escolha um toque discreto. Curta suas músicas favoritas e toques divertidos fora da empresa.

E-mails

· Cada coisa em seu lugar: em e-mails para os amigos, você deve usar quantas carinhas e letras coloridas, desejar. Mas ao tratar de assuntos relacionados à empresa, use um tom mais formal. Isso significa: nada de desenhos, cores exageradas e abreviações. Seja objetiva e cuidado com os erros de português! Na dúvida, consulte sempre um dicionário.

· Adoro correntes de e-mail com aquelas mensagens motivacionais. Tudo bem repassá-los à galera do trabalho? Não! Por mais fofos que sejam tais e-mails, troque com os colegas apenas mensagens profissionais. “Se tiver certeza de que a pessoa gosta desse tipo de mensagem, mande. Mas para o e-mail pessoal dela”, sugere Stefania.

· Cópia oculta: pode ou não pode? Não pode. O certo é sempre avisar as pessoas envolvidas que o e-mail está sendo encaminhado para fulano, sicrano e beltrano.

Reuniões

· Posso enviar mensagens pelo celular durante uma reunião? “Desde que seja uma ou duas mensagens para tratar de assuntos importantes, tudo bem”, afirma Giardelli. Mas bater papo não vale! E só para reforçar: falar ao celular durante uma reunião é, não importa o caso, inadmissível.

Redes Sociais

· Escrevi no Facebook que o trabalho estava supercansativo e que não via a hora de ir para casa. Meu chefe e meus colegas fizeram comentários negativos e me arrependi do que postei. Apago tudo ou esqueço o ocorrido e bola para frente? Antes de qualquer coisa, cuidado com o que você posta na rede. “Nunca faça comentários sobre a empresa nem reclame do seu trabalho”, alerta o professor Giardelli. Mas feita a besteira, apague o post e, se for o caso, desculpe-se com o pessoal.

· Tenho uma colega que só escreve bobeiras na minha página do Facebook. Não aguento mais essa “mala”, mas tenho medo de magoá-la deixando de ser sua amiga na rede social. Devo deletá-la da minha vida digital? Há como resolver o problema sem chegar ao ponto de bloqueá-la? O ditado “a porta da rua é a serventia da casa” também vale para as redes sociais. Se os temas que ela posta não interessam, deixe de assinar as atualizações da colega. “Se forem mais chegadas, vale dar um toque de que ela está passando dos limites”, diz Giardelli.

 

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