Notícias

Como domar um chefe superexigente

24/07/2013 16:00 - TAGS: , , , ,

Todos os trabalhos volta e meia exigem um esforço a mais dos funcionários e a responsabilidade de manter as tarefas dentro do prazo é do chefe. Alguns superiores, no entanto, vão longe demais na hora de pressionar seus subordinados.

Reflita sobre a razão de tanta exigência

É uma questão pessoal ou há objetivos maiores a serem cumpridos? “Isso pode fazer a diferença na maneira como abordar a situação”, afirma Rita Friedman, técnica de carreira.

Ryan Kahn, apresentador de um programa de contratação da MTV norte-americana, aconselha a observar se o chefe também está passando por prazos apertados.

Não leve para o lado pessoal

Um chefe exigente está focado em entregar resultados para o seu superior. “Veja como os outros membros da equipe reagem e perceba que o chefe exige o mesmo de todos”, afirma Lynn Taylor, consultora de carreiras.

“Não leve para o lado pessoal. É apenas trabalho”, aconselha Suzana Simic, gerente de carreiras no Instituto Computer Systems.

Aborde-o gentilmente

“Fale com o seu chefe com calma, de uma maneira profissional e racional”, afirma Lynn. “Evite histeria e tente manter o senso de humor.” Um pouco de leveza pode desarmar um superior mais tenso e exigente.

Ouça e repita

Sempre ouça com atenção as ideias e os direcionamentos dados. “Se estiver em dúvida sobre algo, pergunte”, sugere Khan. “No final das reuniões, repita as deliberações e garanta que todos estão alinhados.”

Estabeleça expectativas mútuas e prioritárias

“Quando o chefe dá uma tarefa, é importante organizá-la na lista de prioridades. Analise quanto tempo leva para fazer cada coisa”, afirma Lynn.

Pense em como a nova tarefa irá afetar as outras e analise se a expectativa é mútua.

Mantenha-se otimista

“Calma e empenho para oferecer os melhores resultados serão valorizados e ajudarão a treinar o seu chefe para caminhar em uma direção melhor”, indica Lynn.

Resolva, não crie mais problemas

Se vai perder prazos, avise com antecedência. Prepare-se para apresentar soluções potenciais para mostrar que você tem o mesmo senso de urgência que o seu chefe em relação aos projetos.

“Se você encontrar obstáculos para completar um projeto, leve ao chefe as soluções para eles”, aconselha Ryan

Use reforço positivo

Elogie o seu chefe quando vocês atingirem o objetivo que pretendiam. “Diga algo como: ‘Fico feliz que você tenha entendido que nós poderíamos adiar o projeto X por alguns dias para completarmos esta nova iniciativa’”, sugere Lynn.

Celebre o sucesso

Certifique-se de destacar o seus sucessos para o chefe. “Como todos estão focados em atingir objetivos, ele pode, sem perceber, perder algumas das suas conquistas e gostará de saber disso ao final do dia, já que o seu sucesso também é o sucesso dele”, afirma Lynn.

 

Fonte